Idosos de Canavieiras trocam experiências sobre atendimento e cuidados
Através de uma ação da Secretaria da Assistência Social de Canavieiras, os idosos do grupo de convivência "Bem Viver", do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), realizaram uma visita ao Centro Médico e demais setores da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo da visita foi a de prestar esclarecimentos a outros idosos a respeito do Estatuto do Idoso e demais legislações que asseguram uma série de direitos aos maiores de 60 anos.
Informa a assistente social do Cras, Ana Angélica, que entre as questões levantadas na visita, estavam a prioridade no atendimento e cuidados específicos à Saúde do Idoso, que são direitos adquiridos e amparados por Lei. “Foi muito importante essa interação, inclusive porque melhora o acesso ao atendimento exige algumas mudanças, tanto na estrutura dos serviços quanto no processo de trabalho”, disse a assistente social.
Segundo a secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, é importante e necessário tomar providências no sentido de garantir mais seriedade ao cumprimento das leis e se colocar em prática as normas voltadas para o atendimento ao idoso. “Com essa ação, estamos em consonância com a Política Nacional de Assistência Social, que junto com o Estatuto do Idoso reconhece a urgência da consolidação da rede de proteção e promoção social da pessoa idosa, na direção de uma sociedade para todas as idades”, afirmou.
Nesta quarta-feira (28), às 14 horas, o Grupo de Convivência Bem Viver participa de encontro com o Grupo Descumprimento das Condicionalidades e do Cras, para debater o tema Outubro Rosa, com palestra da enfermeira Luana. “Nossos idosos são participativos demais. É aí que a gente vê que esse trabalho, por mais pequeno que pareça, faz a diferença na qualidade de vida deles”, disse Vanessa.
Os próximos locais a receber a visita do grupo de convivência ‘Bem Viver’ são as Unidades de Saúde I e II, no Sócrates Rezende, na próxima quinta-feira (29), às 8 horas, onde os idosos irão acompanhados de membros do Conselho Municipal da Assistência Social. Lá, o tema apresentado será a divulgação do Estatuto do Idoso e a lei das prioridades.
Ainda na quinta-feira (29), às 16 horas, o Grupo de Convivência Bem Viver participa da caminhada e pedalada do Outubro Rosa, que sairá da sede da Secretaria da Saúde (Hospital Régis Pacheco), passando pelas principais ruas da cidade até o Porto (Centro Histórico). Esse evento é o encerramento solene da campanha Outubro Rosa, que alerta e conscientiza as mulheres sobre os risco do câncer da mama.
No mês passado, um lote de 13 carteiras para passagem interestadual aos idosos dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (GCFV) do Cras de Canavieiras. A Carteira do Idoso é regulamentada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Governo Federal, e emitida pela secretarias de Assistência Social dos municípios.